segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Aprender tudo sobre o moodle

Para aprender a utilizar o moodle, primeiro faça o download aqui: http://download.moodle.org
Se quiser instalar localmente no seu sistema Windows para testar antes de partir para uma HOSPEDAGEM, clique em http://download.moodle.org/windows/
 Na internet tem vários passo a passo gratuitos de como fazer a instalação, que é essencialmente fácil, assim como vários tutoriais de como criar cursos e utilizar os recursos do moodle.

Podes começar fazendo uma instalação local em no teu computador Windows ou Linux, e lendo a documentação no site. Também existem bons manuais em português.
Escolherei algum para te indicar.
 A instalação no Linux é bem fácil. Em alguns casos (Ubuntu, por exemplo), pode-se usar o pacote disponível nos repositórios da distro, o qual instala todas as dependências: servidor HTTP, banco de dados, PHP. A configuração é guiada.
Normalmente basta seguir, escolher algumas senhas e definir alguns nomes.
As sugestões do instalador costumam servir.
 Mesmo uma instalação "passo a passo" no Linux não é difícil, e costuma funcionar com pouco esforço da parte do usuário.
Já fiz várias vezes. O instalador "rápido e rasteiro" para Windows faz tudo sozinho, mas entrega um servidor com furos de segurança, portanto não deve ser utilizado em ambiente de produção.
Ponto positivo: ícones para ligar e desligar o servidor.
Ponto negativo: falta o cron, agendamento de tarefas, necessário para o Moodle.
Em uma instalação de testes, podes acionar o cron manualmente, abrindo http://localhost/moodle/admin/cron.php (modifica o endereço, parte antes de "admin/cron.php", de acordo com a instalação local) no navegador.
 A instalação "de verdade" para Windows não funcionou de primeira para mim; precisei pesquisar e fazer configurações no servidor.
Não vejo como tarefa para iniciantes.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial